A vasectomia é realizada pelo médico urologista, e por ser um procedimento simples, não necessita de internação hospitalar. No dia da cirurgia, é necessário que o paciente realize a higiene e depilação na região íntima, pois os pelos são agentes facilitadores de infecção. Ainda, deve permanecer em jejum de 08h, e não ingerir bebidas alcoólicas, respeitando sempre as orientações do médico urologista.
O procedimento tem duração média de vinte a trinta minutos, e é realizado com aplicação de anestesia local na região do saco escrotal do paciente.
Na cirurgia, o médico realiza dois cortes no saco escrotal, um do lado direito, e outro do lado esquerdo.
Através destes cortes, o profissional urologista tem acesso aos ductos deferentes, que são canais que ligam os testículos, onde são produzidos os espermatozóides, à vesícula seminal, onde é produzido o sêmen. Importante ressaltar que sêmen, ou esperma, não é o mesmo que espermatozoide.
Após a realização da incisão, é feita a separação dos ductos deferentes e a secção (corte) dos mesmos, impedindo que os espermatozoides consigam acessar o sêmen, tornando o homem infértil.
Com o fim da cirurgia, o paciente já recebe alta e pode retornar para sua casa.
O pós-operatório da vasectomia é tranquilo, isso porque a cirurgia é de rápida recuperação. No entanto, é indicado ao paciente evitar grandes esforços pelo período de dois a três dias, porém não há qualquer impedimento para realização de atividades cotidianas como andar ou dirigir.
Logo após a realização do procedimento, o paciente pode sentir dores e ter inchaço na região vasectomizada, cujo tratamento é realizado com compressa de gelo e ingestão de anti-inflamatórios, antibióticos ou analgésicos, a serem recomendados pelo médico urologista.
Após os pontos caírem, cerca de uma semana, o paciente já pode voltar a ter relações sexuais, sendo importante ressaltar que, em média, até a 20ª ejaculação, ainda podem estar presentes espermatozoides no ducto, motivo pelo qual é recomendado realizar avaliação de sêmen após três meses de cirurgia.
Pode realizar a vasectomia as pessoas maiores de 21 anos, ou com menos idade que já possuam dois filhos vivos, de acordo com a alteração da lei nº 9.263/96, que ocorreu em setembro de 2022, a partir de 01/03/2023 p
O estado civil não é impedimento para a cirurgia, portanto homens solteiros podem realizar vasectomia e, com a alteração da legislação, não é mais necessária autorização do cônjuge para se submeter ao procedimento.
Sim, o procedimento de vasectomia é seguro. A vasectomia é uma cirurgia com poucas chances de complicações e não interfere na produção hormonal masculina, além de possuir taxa de eficácia contraceptiva acima de 99%.
Além de ser um método seguro, não afeta a libido masculina e não causa impotência sexual. O homem continua ejaculando normalmente, tendo em vista que os espermatozoides compõem apenas 1% do volume do sêmen que é liberado na ejaculação.
O médico urologista para vasectomia em Concórdia é o Dr. André Martins. Urologista com ampla experiência cirúrgica, o médico é o responsável pela avaliação, realização e acompanhamento da cirurgia. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento por meio do WhatsApp: (49) 98831-7107.
Compartilhe suas opniões sobre o conteúdo
Site em primeiro lugar do Google desenvolvido pela Agência Médico, empresa do Grupo KOP com aplicação e consultoria de SEO.