
A vasectomia pode ser revertida?

A vasectomia pode ser revertida, no entanto, a taxa de sucesso da cirurgia de reversão pode variar de acordo com tempo, ou seja, se o paciente realizou o procedimento há muitos anos, as chances de reversão se tornam menores.
A vasectomia é um dos métodos contraceptivos mais procurados pelos homens que não desejam ter mais filhos.
Trata-se de um procedimento considerado definitivo, que tem por objetivo causar a interrupção da circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e transportados aos canais deferentes que lançam-se na uretra.
Este método contraceptivo é muito mais simples e bem menos agressivo que a ligadura das trompas feita nas mulheres. É realizado sob anestesia local e costuma durar cerca de 30 minutos.
Como funciona a vasectomia?

A vasectomia funciona como um método de interrupção do fluxo de espermatozóides produzidos nos testículos e para isso, é realizada a interrupção dos ductos deferentes, que são os canais responsáveis pelo envio das células para os canais ejaculatórios.
O líquido ejaculado é fabricado nas vesículas seminais e na próstata. Desta forma, é importante ressaltar que o homem continua ejaculando normalmente, porém sem a presença de espermatozóides.
O procedimento é realizado em caráter ambulatorial, sem a necessidade de internação. Além disso, a vasectomia é feita com anestesia local e dura aproximadamente 30 minutos.
Quais são as vantagens da vasectomia?

A vasectomia possui inúmeras vantagens. Dentre elas, podemos destacar:
- Procedimento relativamente simples e de fácil recuperação;
- Cirurgia não dolorosa, com pequenos desconfortos somente nos primeiros dias;
- Método contraceptivo seguro;
- Sem interferência nas relações sexuais, capacidade de ereção e desejo sexual.
Além dos benefícios destacados, o homem que passa pelo procedimento, pode retomar as atividades sexuais em uma semana. No entanto, recomenda-se que nas primeiras relações sexuais a camisinha seja usada até a realização do espermograma.
Quem pode fazer a vasectomia?

O homem pode fazer vasectomia desde que:
- Possua idade mínima de 25 anos ou tenha 2 filhos vivos;
- Esteja em comum acordo com a sua companheira, caso seja casado;
- Respeite o período mínimo de 60 dias após a manifestação da vontade em realizar o procedimento.
Este período é necessário para conhecer a fundo sobre a cirurgia e ter a certeza de que deseja fazer a operação.
A vasectomia é um procedimento reversível?

A reversão da vasectomia é possível mediante técnicas de microcirurgia, porém o sucesso depende do tempo em que ela foi feita, isto é a reversão da vasectomia após um período de 10 anos, possui 40% de chance de ser feita com potencial de fertilidade.
Portanto, quanto maior for o tempo que o homem tiver passado pelo procedimento, menores serão as chances de reversão. Por esta razão, é recomendado que o paciente esteja ciente disso antes de optar pelo método contraceptivo.
Médico para vasectomia em Concórdia
O médico para vasectomia em Concórdia é o Dr. André Martins. Urologista com ampla experiência no tratamento do sistema reprodutivo masculino, o médico é o responsável pela avaliação e realização do procedimento. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento por meio do WhatsApp: (49) 98831-7107.
COMPARTILHE O POST
Compartilhe suas opniões sobre o conteúdo