
Qual o tratamento para fimose?

O tratamento para fimose depende do grau em que a doença se encontra. Em casos mais leves pode ser recomendado o uso de pomadas para auxiliar a pele a se soltar de forma natural, já quando a doença se encontra em estágio mais avançado, é necessária a realização do procedimento cirúrgico.
A fimose é uma condição que afeta especialmente os pacientes do sexo masculino. Nela, o homem possui dificuldade em expor a cabeça do pênis pelo excesso ou estreitamento de pele existente no prepúcio.
Geralmente, a fimose ocorre em bebês e dependendo da quantidade de pele presente, um procedimento cirúrgico pode ser necessário.
Nas crianças, a fimose pode causar bastante dor no local, além de possibilidade de inflamação e febre. Já nos adultos, ela pode interferir de forma negativa no desempenho sexual, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pênis.
Quais são os tipos de fimose?

Os tipos de fimose são classificados em:
Fimose fisiológica
Neste tipo de fimose, o paciente apresenta excesso de pele desde o nascimento, e cabe ao médico pediatra realizar o acompanhamento para saber se a pele está retraindo de forma normal ou não. Caso não esteja, pode ser preciso que um tratamento seja feito desde cedo para evitar problemas futuros;
Fimose secundária
Já neste tipo, a fimose costuma se manifestar em qualquer idade, normalmente após uma infecção ou inflamação do pênis ou até mesmo por algum traumatismo mais sério na região genital.
Quais são as causas da fimose?

As causas da fimose, muitas vezes, são características genéticas do indivíduo, especialmente quando a criança já nasce com ela. No entanto, as assaduras causadas por fraldas também podem aumentar a manifestação do problema.
No caso da fimose secundária, normalmente os fatores como a má higienização podem causar inflamações frequentes que acabam estreitando a pele do local, impedindo a exposição da cabeça do pênis.
Quais são os sintomas da fimose?

Os sintomas da fimose vão além da dificuldade em expor a cabeça do pênis, e também pode ocorrer o acúmulo de secreções na região, dor ou ardência ao urinar, infecções frequentes, inchaço, incômodo ou dificuldade durante as relações sexuais.
Como é feito o tratamento para fimose?
O tratamento para fimose normalmente é feito por meio de procedimento cirúrgico, que tem como finalidade tratar o estreitamento ou excesso da pele.
Neste caso, o ideal é realizar a cirurgia antes do período da adolescência, pois a fimose pode ocasionar em problema no desempenho sexual e na produção de esperma, causando, em alguns casos, até mesmo a infertilidade.
Dependendo do grau da doença, pomadas à base de corticoide podem ser indicadas para auxiliar a pele a se soltar de maneira natural, liberando, assim, a exposição da cabeça do pênis.
Tratamento para fimose em Concórdia
O profissional que realiza tratamento para fimose em Concórdia é o Dr. André Martins. Urologista com ampla experiência no tratamento de doenças que acometem o sistema reprodutor e órgão sexual masculino, o médico é o responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento da doença. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento por meio do WhatsApp: (49) 98831-7107.
COMPARTILHE O POST
Compartilhe suas opniões sobre o conteúdo