8 de março de 2023

Como tratar dor na bexiga?

Como tratar dor na bexiga

Para tratar a dor na bexiga é preciso identificar a causa da dor, como infecção, cistite, perda renal, câncer de bexiga e mais. O tratamento pode incluir medidas medicamentosas, procedimentos de quimioterapia e radioterapia, e cirurgia.

A bexiga é um órgão muscular localizado na região pélvica do corpo humano. Sua principal função é armazenar a urina produzida pelos rins até que ocorra a eliminação do líquido do corpo através da micção.


A bexiga tem capacidade de armazenamento variável, dependendo da idade e do sexo da pessoa. Em média, a capacidade da bexiga é de cerca de 400 a 600 ml de urina em adultos saudáveis. No entanto, em condições patológicas, como infecções urinárias ou distúrbios neurológicos, a capacidade da bexiga pode ser reduzida.


O controle do esvaziamento da bexiga é realizado por um músculo chamado esfíncter urinário, que se abre durante a micção e se fecha para impedir a saída de urina. Problemas no funcionamento deste músculo podem levar a problemas de incontinência urinária ou retenção urinária.


A dor na bexiga pode ter diversas causas, incluindo infecção urinária, cistite intersticial, pedras nos rins, câncer de bexiga, entre outras condições.


Os sintomas comuns da dor na bexiga incluem dor ou desconforto na parte inferior do abdômen, dor ao urinar, necessidade frequente de urinar, sensação de queimação ao urinar, urina turva ou com sangue, e dor durante a relação sexual.

Como diagnosticar a causa da dor na bexiga?

Como diagnosticar a causa da dor na bexiga

O diagnóstico da causa da dor na bexiga pode ser feito por um médico urologista ou ginecologista, através de uma avaliação clínica e, muitas vezes, de exames complementares.


Durante a consulta médica, o paciente deve relatar ao médico seus sintomas, como dor na parte inferior do abdômen, dor ou queimação ao urinar, necessidade frequente de urinar, urina turva ou com sangue, entre outros. O médico também poderá realizar um exame físico, incluindo um exame pélvico, para avaliar possíveis anormalidades na bexiga ou no trato urinário.


Alguns exames complementares que podem ser solicitados incluem:


  • Exame de urina.
  • Cultura de urina;
  • Ultrassonografia da bexiga;
  • Cistoscopia;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética.


Com base nos resultados dos exames e na avaliação clínica, o médico poderá determinar a causa da dor na bexiga e indicar o tratamento adequado.

Qual o tratamento para dor na bexiga?

tratamento para dor na bexiga

O tratamento para dor na bexiga varia de acordo com a causa. Na grande maioria dos casos, a maior causa é a infecção urinária, o tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos prescritos pelo médico.


Já no caso da cistite intersticial, o tratamento pode incluir mudanças na dieta, medicamentos para aliviar a dor e inflamação, e terapias físicas ou comportamentais para reduzir os sintomas.


Em casos de maior complexidade clínica como pedras nos rins e câncer de bexiga, tratamentos radioterápicos, quimioterápicos e cirurgias podem ser necessárias.


Além dessas opções, outras medidas que podem ajudar a aliviar a dor na bexiga incluem:



  • Beber bastante água para manter a urina diluída e reduzir a irritação da bexiga;
  • Evitar alimentos ou bebidas que possam irritar a bexiga, como cafeína, álcool e alimentos picantes;
  • Praticar exercícios do assoalho pélvico para fortalecer os músculos que ajudam a controlar a micção;
  • Usar analgésicos de venda livre para aliviar a dor, como paracetamol ou ibuprofeno (mas sempre seguindo as orientações do médico).

Médico para tratar dor na bexiga em Concórdia

O médico para tratar dor na bexiga em Concórdia e região é o Dr. André Martins, urologista experiente na prevenção e tratamento de condições e patologias que afetam a saúde dos órgãos do trato urinário. Para agendar uma consulta com o especialista basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp clicando aqui!

COMPARTILHE O POST

Compartilhe suas opniões sobre o conteúdo

Depois da retirada da próstata, o câncer pode voltar?
Por André Martins 14 de agosto de 2023
Após a retirada da próstata, o câncer pode retornar em alguns casos. A vigilância contínua e o monitoramento do PSA são vitais para detecção e novo tratamento.
Fimose pode causar infertilidade?
Por André Martins 14 de agosto de 2023
A fimose não causa infertilidade diretamente, mas infecções recorrentes podem impactar indiretamente a fertilidade. Tratamento médico é essencial.
O que pode causar infecção nos testículos?
Por André Martins 14 de agosto de 2023
A infecção nos testículos pode ser causada por várias razões, incluindo infecções bacterianas, vírus, traumas e procedimentos médicos.
O câncer de rim tem cura
29 de junho de 2023
Sim, o câncer de rim tem cura. No entanto, é ncessário avaliar o avanço da patologia, idade e estado de saúde geral do paciente.
quais os sintomas de infecção urinária
29 de junho de 2023
Os principais sintomas de infecção urinária são micção frequente, dor e queimação ao urinar, febre e urina com aparência turva.
Quais os tratamentos para infertilidade masculina?
29 de junho de 2023
Quais os tratamentos para infertilidade masculina?
Quem faz a frenuloplastia pode ter filhos?
29 de junho de 2023
Sim, paciente que realizam a frenuloplastia pode ter filhos. A cirurgia corrigi um frênulo curto ou apertado, e não afeta a capacidade de ereção ou fertilidade.
Como é feita a cirurgia de fimose?
29 de junho de 2023
A cirurgia de fimose é feita sob anestesia local ou geral, onde o prepúcio é removido para que a glande possa ser exposta.
A cirurgia de vasectomia pode reverter sozinha depois de algum tempo?
29 de junho de 2023
Sim, apesar em casos estritamente raros, a vasectomia pode se reverter sozinha. O que resulta na recanalização dos canais deferentes.
O que trata a uro-oncologia?
8 de março de 2023
A uro-oncologia trata de cânceres relacionados a saúde do trato urinário e sistema reprodutor masculino.
Mais Posts