Quando uma mulher precisa do urologista?
A mulher precisa ir ao urologista quando apresenta qualquer problema relacionado ao trato urinário, como cistite, pedra nos rins, incontinência urinária e tumores no sistema urinário.
Por questões culturais, criou-se o mito de que “ginecologista” é médico para mulheres e “urologista” é médico para homens, o que não procede. Inclusive, as mulheres são mais afetadas que os homens por problemas urinários, o que demonstra a importância de consultarem um médico urologista regularmente.
Isso porque, o urologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de qualquer distúrbio relacionado com o sistema urinário, composto pelos rins, bexiga, ureteres (canais que levam a urina dos rins para a bexiga) e uretra (canal responsável por expelir a urina).
Por quais motivos as mulheres vão ao urologista?
As doenças mais comuns que levam as mulheres ao urologista são:
- Incontinência urinária: caracterizada pela perda involuntária de urina ao fazer esforços comuns do dia a dia, como tossir, rir e realizar atividades físicas. Em casos mais graves, ocorre vontade súbita de urinar que impede a paciente de chegar até o banheiro a tempo;
- Infecção urinária: qualquer tipo de infecção, causada por microrganismos, que atinja os órgãos do trato urinário, sendo que a denominação da doença difere de acordo com o órgão afetado, subdividindo-se em cistite: (infecção que atinge a bexiga); uretrite (infecção que atinge a uretra) e pielonefrite (infecção que atinge os rins);
- Pedra nos rins: também conhecida como litíase urinária ou cálculos renais, ocorre quando há a formação de cálculos (cristais que estão presentes no organismo e cristalizam, formando “pedras”) nos rins, e normalmente causa dores insuportáveis quando os cálculos estão nos canais que ligam os rins à bexiga. Seu tratamento pode ser medicamentoso ou necessitar da realização de cirurgias, a depender do caso;
- Prolapso Genital: Também conhecido como “bexiga caída”, ocorre quando a paciente perde a sustentação dos órgãos do sistema urinário. Tem como principais causas a gravidez, partos múltiplos e o envelhecimento natural da mulher. Apesar de ser conhecido como “bexiga caída”, a perda da sustentação não ocorre apenas na bexiga, mas também em outros órgãos como a uretra, o útero e o reto;
- Síndrome da bexiga dolorosa: inflamação crônica da parede da bexiga;
- Alterações anatômicas no trato urinário: ocorre quando os órgãos são menores do que deveriam ou apresentam sua função comprometida.
Sintomas relacionados ao trato urinário
De forma geral, os principais sintomas que indicam a presença de uma doença no trato urinário são:
- Ardência ao urinar;
- Dor na região pélvica;
- Necessidade de urinar com frequência;
- Urgência ao urinar;
- Sangue na urina.
Diante de qualquer sintoma é necessário consultar um médico urologista, sendo recomendado, em vários casos, a consulta regular ao profissional.
Urologista para atender mulheres em Concórdia
O médico urologista para atender mulheres em Concórdia e região é o Dr. André Martins, urologista experiente na prevenção e tratamento de condições e patologias que afetam a saúde dos órgãos do trato urinário, cujo atendimento é humanizado e respeitoso. Para agendar uma consulta com o especialista basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 49 98831-7107.