Pedras nos rins ou cálculo renal, é uma condição muito comum que afeta diversas pessoas, independetemente do sexo ou faixa etária.
Trata-se de um acúmulo de minerais e sais presentes na urina que formam estruturas sólidas podendo migrar para qualquer parte do trato urinário e provocar dores intensas nos pacientes.
As causas podem ser variadas e os sintomas normalmente marcados por dores e náuseas e requer a confirmação do diagnóstico por meio de exames de imagens de urina para o melhor tratamento a ser seguido.
Os sintomas de cálculo renal são:
Quando alojados nos rins, os cálculos podem não apresentar sintomas. Contudo, ao se deslocarem ao longo do aparelho urinário, podem provocar uma dor súbita e de grande intensidade, normalmente na região do flanco ou lombar.
As pedras nos rins podem ser diagnosticadas por meio de exames de imagem como raio-X de abdômen, ultrassom, tomografia computadorizada ou pela urografia excretora que se trata de um exame mais específico de estudo dos rins, vias urinárias e bexiga.
São os exames de urina que conseguem identificar o acúmulo dos cristais, presença de sangramentos ou infecções, contribuindo de forma direta para um diagnóstico mais preciso, bem como a definição do melhor tipo de tratamento.
Para tratar as pedras nos rins, é necessário saber em qual fase a doença está. Quando o cálculo é pequeno e a dor é tolerável e, por este motivo, é possível esperar que os cálculos sejam eliminados de forma espontânea por meio da uretra.
Para isso, podem ser utilizados diversos medicamentos para controlar a dor e facilitar a eliminação das pedras.
Uma opção é a realização de Litotrícia Extracorporal por Ondas de Choque (LEOC) que promove a fragmentação dos cálculos e estes são eliminados de maneira natural. No entanto, apesar de eficiente este método possui contra-indicações.
Outro procedimento, utilizado na maioria dos casos, é a cirurgia endoscópica que consiste na ureterorrenoscopia ou cirurgia intra-renal retrógrada.
Estes procedimentos são precisos e controlados pela utilização de vídeo-cirurgia, com uma câmera incluída ou acoplada ao ureteroscópio.
O médico urologista para pedras nos rins em Concórdia é o Dr. André Martins. Urologista com ampla experiência no tratamento de cálculo renal em homens e mulheres, o médico é o responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento da doença. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento por meio do WhatsApp: (49) 98831-7107.
Compartilhe suas opniões sobre o conteúdo
Site em primeiro lugar do Google desenvolvido pela Agência Médico, empresa do Grupo KOP com aplicação e consultoria de SEO.