
Quando fazer o exame de próstata?

Recomenda-se fazer o exame de próstata, homens de 40 anos com parentes de primeiro grau que já tiveram a doença e homens acima de 50 anos. O exame pode ser o PSA (feito sob a coleta de sangue) ou o toque retal, onde é possível avaliar a glândula diretamente.
Os exames mais adequados para avaliar a saúde da próstata são o exame de toque retal e o exame de sangue PSA, que devem ser solicitados por um urologista e realizados anualmente por homens com mais de 50 anos.
Quando são encontradas alterações em qualquer um desses dois exames, o médico pode solicitar outros exames, como cálculo da densidade do PSA, exame de PCA3 na urina, ressonância magnética da próstata e biópsia, que são solicitados de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
Quais os exames para o câncer de próstata?

Os exames para o câncer de próstata são:
Exame de sangue PSA
Baseia-se em um exame de sangue comum que avalia o marcador tumoral PSA, com resultados normais abaixo de 2,5 ng/ml em pacientes com menos de 65 anos e chegando a 4 ng/ml após os 65. Portanto, quando o valor aumenta, pode indicar algum problema como inflamação, infecção da próstata ou câncer. No entanto, esse valor também aumenta com a idade, por isso é importante considerar valores de referência laboratoriais.
Toque retal
O exame para avaliar a próstata é o toque retal, realizado por um urologista em consultório.. O procedimento é rápido, leva cerca de 10 a 20 segundos e, embora possa ser desconfortável, não é doloroso. Durante esse exame, o urologista pode avaliar se existem caroços e se a próstata parece maior ou mais dura do que deveria.
Ultrassom transretal
Um ultrassom transretal (ou ultrassom da próstata) é usado para avaliar o tamanho da glândula e identificar alterações em sua estrutura, o que é muito útil nos estágios iniciais do desenvolvimento do câncer de próstata.
Porém, por ser um exame invasivo, não precisa ser feito todos os anos, só é solicitado quando há alterações no PSA e no toque retal. Normalmente, o urologista usa esse exame para coletar amostras para o exame da próstata.
Medição do fluxo urinário
A urofluxometria é um exame solicitado pelo urologista para avaliar a força do jato e o volume de urina por micção, pois quando ocorrem alterações na próstata, o jato fica mais lento e fraco, indicando uma alteração. Este exame não é feito como uma maneira específica de diagnosticar o câncer de próstata, mas é útil para o câncer de próstata detectado para acompanhamento, pois ajuda a entender seu impacto na bexiga e na uretra.
Exame de urina
O médico urologista também pode solicitar um exame de urina, chamado PCA3, que é projetado especificamente para avaliar a presença de câncer de próstata porque o teste não revela outras alterações, como aumento da próstata. Este teste de urina também pode mostrar o quão agressivo é o tumor, ajudando a escolher o tratamento certo.
Biópsia da próstata
A biópsia da próstata é feita para confirmar o diagnóstico de alguma alteração na glândula, como câncer ou tumor benigno, sendo necessário retirar uma pequena amostra da glândula para enviar para análise laboratorial. Esse exame é sempre feito em conjunto com uma ultrassonografia da próstata para ter uma melhor visualização da estrutura.
Médico para exame de próstata em Concórdia
O médico para exame de próstata em Concórdia e região é o Dr. André Martins, urologista experiente na prevenção e tratamento de condições e patologias que afetam a saúde dos órgãos do trato urinário. Para agendar uma consulta com o especialista basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 49 98831-7107 ou
clicar aqui!
COMPARTILHE O POST
Compartilhe suas opniões sobre o conteúdo