
Como tratar pedras nos rins?

O tratamento para pedras nos rins pode ser feito por meio de medicamentos, destruição de pedras por ondas de choque, cirurgia percutânea ou endoscópica, e ureteroscopia. O método tratativo é definido pelo médico urologista de acordo com a necessidade clínica e grau de complexidade do caso de cada paciente.
As pedras nos rins (cálculos renais) são estruturas endurecidas nos rins ou trato urinário que resultam do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida sem nenhum sintoma, mas também pode causar fortes dores no abdômen que começam nas costas e se irradiam para a região da virilha.
Pessoas que utilizam dietas ricas em sódio, proteína, potássio, fósforo e cálcio correm maior risco de desenvolver pedras nos rins, mas isso também pode ser resultado de função renal alterada ou baixa ingestão de líquidos.
Quais os sintomas de pedras nos rins?

Os principais sintomas das pedras nos rins são:
- Dor lombar pode limitar o movimento
- dor nas costas que pode irradiar para a virilha;
- urina turva e com sangue;
- micção frequente;
- dor ao urinar;
- febre.
Além disso, se a passagem da urina estiver bloqueada, o paciente pode parar de urinar, aumentando a dor e o desconforto.
Os sintomas da pedra nos rins são mais comuns quando a pedra é muito grande ou viaja pelo sistema urinário, e sua intensidade varia dependendo da localização da pedra.
Como é feito o diagnóstico de pedra no rim?

O diagnóstico de pedra no rim é feito pelo médico especialista por meio da avaliação dos sintomas e exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia abdominal. O exame também pode determinar o tamanho do cálculo e sua localização, dados importantes para o correto ajuste do tratamento.
O médico também pode solicitar um exame de urina para verificar a concentração de eletrólitos na urina e a composição do cálculo, que pode ser cálcio, ácido úrico, cistina ou estruvita.
Qual o tratamento para pedras nos rins?

Os principais métodos de tratamento para pedras nos rins são:
- Medicação - analgésicos fortes e anti-inflamatórios são necessários para aliviar a dor intensa;
- Litotripsia - destruição das pedra com uma onda de choque para quebrá-la e facilitar sua passagem pela urina;
- Cirurgia percutânea ou endoscópica: o cálculo fragmentado é retirado do rim através de um endoscópio e um pequeno orifício;
- Ureteroscopia - através de um endoscópio as pedras no ureter são removidas.
Médico para tratar pedra no rim em Concórdia
O médico para tratar pedra no rim em Concórdia e região é o Dr. André Martins, urologista experiente na prevenção e tratamento de condições e patologias que afetam a saúde dos órgãos do trato urinário. Para agendar uma consulta com o especialista basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 49 98831-7107 ou
clicar aqui!
COMPARTILHE O POST
Compartilhe suas opniões sobre o conteúdo