O câncer de testículo é uma doença em que o tumor maligno se desenvolve dentro do saco escrotal, mas que pode ser facilmente contido quando diagnosticado e tratado no seu estágio inicial.
Com mais de 3 mil novos casos anuais, o Brasil é o país da América Latina com maior incidência da doença. O crescimento da doença no Brasil nos últimos anos vem com os mesmos dados de diminuição em 32% no número de biópsias de testículo, exame que confirma o diagnóstico de câncer.
É importante que o paciente procure um médico quando há sintomas de câncer no téstico, como inchaço constante ou nódulo no testículo. A chance de cura do câncer de testículo é de 95% quando diagnosticado precocemente.
É importante que o paciente tenha a ciência de sempre procurar um médico o mais rápido possível quando os sinais de câncer no testículo aparecem e causam dores e desconfortos. Como falamos anteriormente, os principais sinais são de inchaço e nódulo nos testículos, mas o corpo pode dar outros sinais dos quais requerem atenção e cuidados médicos, como por exemplo:
O diagnóstico do câncer de testículo é realizado por exame de ultrassom da região, tomografia computadorizada ou mesmo em alguns exames de sangue para mais precisão. A doença é muitas vezes confundida com condições inflamatórias, dificultando um diagnóstico mais rápido sem os exames certos.
Por isso, é importante sempre o paciente procurar um urologista especializado para realizar um diagnóstico preciso, uma vez que a descoberta precocemente aumenta as chances de cura e oferece pouco risco de vida ou sequelas graves.
De modo geral, o tratamento de câncer de tésticulo é realizado por cirurgia dependendo do estágio da doença. De acordo com cada caso do paciente, a remoção do tumor é feita de forma parcial ou total do testpiculo afetado pelo nódulo.
Assim, o paciente pode viver com apenas um tésticulo ou com a possibilidade de próteses para manter a estética. Em ambos os casos, um acompanhamento médico é realizado no prazo de cinco anos, quando trata-se de um tempo estipulado cientificamente para que seja comprovado que o paciente está totalmente livre da doença.
Compartilhe suas opniões sobre o conteúdo
Site em primeiro lugar do Google desenvolvido pela Agência Médico, empresa do Grupo KOP com aplicação e consultoria de SEO.